Sexta-Feira 13

#oJasonTaOn

Qual o Significado da Sexta-Feira 13?

O Número 13, segundo a crença de diversas culturas, é considerado um número ruim. Está ligao ao azar. E a sexta-feira ligada ao infortúnio. Já que Jesus Cristo foi crucificado numa Sexta-Feira assim como teria ocorrido numa sexta 0 grande dilúvio. No cristianimso, um evento ocorrido em 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, marcou a data como de infortúnios também. Foi quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV da França. A declaração desencadeou uma caçada aos membros, tortura e execução. A Sexta-Feira 13 é um dia que traz muitas superstições, como o azar ligado à aparição de um gato preto numa sexta-feira 13

Fonte: Wikipedia

#supersticao

Histórias de Terror

#sextafeira13

O que Jason tem a ver com a Sexta-Feira 13?

O personagem fictício Jason Voorhees era um homem perturbado que jurou vingar a morte de sua mãe. Ela foi assassinada justamente numa sexta-feira 13. Essa data, conhecida pelos infortúnios, deu nome à franquia de filmes onde Jason é o grande protagonista.

Sua relação com a sexta-feira 13 se deve à data de morte da mãe. Desde então, praticamente todos os filmes da série se chamam sexta-feira 13.

Qual a História da Série Sexta-feira 13?

A ideia original de Sexta-Feira 13 foi foi escrita por Victor Miller, produzido e dirigido por Sean S. Cunningham e estrelado por Betsy Palmer, Adrienne King e o ainda desconhecido Kevin Bacon. Apesar das críticas ruins o filme, que estreou em 1980, foi sucesso de bilheteria. Conseguiu entrar no catálogo da Paramount e se tornou, anos mais tarde, uma das franquias de terror mais bem sucedidas da história do cinema. O filme virou um clássico e Jason, o protagonista, um dos serial killers mais conhecidos das telonas.

#classicosdeterror

#slasher

#jasonvoorhees

Quem é o Psicopata de Sexta-Feira 13?

Em 2020 a Franquia Sexta-Feira 13 Completou 40 anos. Conheça Todos os Filmes da Série.

#filmesdeterror

Sexta-feira 13

Parte 1

A história do homicído em Crystal Lake não impede que os instrutores montem um acampamento de verão no bosque. Moradores supersticiosos advertem sobre o ocorrido, mas os jovens Jack, Alice, Bill, Marcie e Ned, prestam pouca atenção aos mais velhos e acabam sendo perseguidos por um assassino brutal. A medida em que são esquartejados, baleados e esfaqueados, os instrutores lutam para manterem-se vivos contra um adversário implacável.

Fonte: Google

Data de lançamento: 1 de dezembro de 1980 (Brasil)
Diretor: Sean S. Cunningham
Bilheteria: 59,8 milhões USD

Sexta-feira 13

Parte 2

O segundo filme da série de terror se concentra em um grupo de adolescentes que se reúne no acampamento Crystal Lake para treinamento, sob a tutela do conselheiro chefe Paul. Inevitavelmente, Paul relata a história de Jason Voorhees, um menino que se afogou no campo e cuja mãe assassinou um grupo de conselheiros como vingança. Ninguém leva a história a sério até que Jason começa, de um modo terrível, a eliminar as pessoas.

Fonte: Google

Data de lançamento: 26 de abril de 1982 (Brasil)
Diretor: Steve Miner
Bilheteria: 21,7 milhões USD

Bilheteria de Sexta-feira 13 

  • Mais de $ 453 milhões de dólares arrecadados em bilheteria.
  • Média de $ 24,5 milhões de dólares por filme (sem contar os dois últimos).
  • O Recorde de Bilheteria foi Freddy x Jason que arrecadou $ 116 milhões de dólares.

Sexta-feira 13

Parte 3

Chris, Rick e um grupo de amigos adolescentes chegam ao acampamento do Lago Cristal. Apesar de uma briga com uma gangue de motoqueiros locais, eles passam uma semana agradável, até Jason iniciar a matança.

Fonte: Google
Data de lançamento: 16 de maio de 1985 (Brasil)
Diretor: Steve Miner
Bilheteria: 36,7 milhões USD

Sexta-feira 13

Parte 4

Após ser morto e levado para um necrotério, Jason Voorhees ressuscita e começa mais uma interminável trilha de matança, enquanto prossegue na busca pelo caminho de casa, no acampamento Crystal Lake.

Fonte: Google

Data de lançamento: 13 de abril de 1984 (EUA)
Diretor: Joseph Zito
Bilheteria: 21,8 milhão USD

12 Máscaras

Jason Voorhees utilizou 12 máscaras diferentes ao longo dos filmes Sexta-Feira 13. Algumas vezes eram diferenças pontuais, cores e detalhes estilizados. A máscara mais simples foi um saco de pano utilizado no início. A mais diferente e bizarra foi a máscara utilizada em Jason X. Para dar uma aparência mais futurista ao Serial Killer.

Sexta-feira 13

Parte 5

Há anos Tommy Jarvis matou o assassino em série Jason Voorhees, mas ainda mora em um hospital psiquiátrico e luta contra o trauma da experiência. Quando Tommy se muda para uma casa isolada, ele tem pesadelos sobre o retorno de Jason, e logo um dos pacientes é morto. Como a contagem de corpos aumenta, Tommy começa a questionar sua sanidade e se pergunta se Jason ressuscitou. Mas, para determinar a identidade do assassino, Tommy precisa sobreviver.

Fonte: Google

Data de lançamento: 22 de março de 1985 (EUA)
Diretor: Danny Steinmann
Bilheteria: 22 milhões USD

Sexta-feira 13

Parte 6

Para certificarem-se de que Jason está morto, dois jovens vão até o cemitério onde ele está sepultado. Eles desenterram o corpo, pois pretendem queimá-lo, mas acidentalmente ressuscitam Jason, quando tentam empalar o cadáver do assassino com um pedaço de metal durante uma tempestade de raios. Um deles tenta avisar a polícia, porém acaba sendo preso e mandado para fora da cidade.

Fonte: Google

Data de lançamento: de março de 1987 (Brasil)
Diretor: Tom McLoughlin
Bilheteria: 19,4 milhões USD

Armas

Jason e seu inseparável facão fizeram muitas vítimas. Mas ele também já utilizou picadores de gelo, machado, faca, objetos pesados e até mesmo as mãos apenas, para esmagar a cabeça das vítimas.

Sexta-feira 13

Parte 7

A jovem psicótica Tina Sheppard retorna a Crystal Lake com sua mãe Amanda e seu psicólogo. Sem querer, ela ressuscita o assassino sangrento Jason de sua sepultura debaixo d’água.

Fonte: Google

Data de lançamento: 13 de maio de 1988 (EUA)
Diretor: John Carl Buechler
Bilheteria: 19,1 milhões USD

Sexta-feira 13

Parte 8

Estudantes fazem uma viagem de barco a Nova York, mas recebem a visita do temido Jason, que ressuscitou do fundo do Crystal Lake e vai espalhar sangue e terror pela Big Apple.

Fonte: Google

Data de lançamento: 28 de julho de 1989 (EUA)
Diretor: Rob Hedden
Bilheteria: 14,3 milhões USD

Mais de 140 vítimas.

Jason Voorhees é uma máquina de matar

Sexta-feira 13

Parte 9

Jason sobrevive a um ataque e assume o corpo de um investigador. Depois de matar alguns policiais, volta a Crystal Lake para iniciar mais um massacre, porém, um caçador de recompensas descobre a única forma de acabar com o assassino.

Fonte: Google

Data de lançamento: 13 de agosto de 1993 (EUA)
Diretor: Adam Marcus
Bilheteria: 15,9 milhões USD

Sexta-feira 13

Parte 10

O ano é 2455. O Lugar é a Terra Velha. Uma vez a joia azul cintilante da galáxia, a Terra Velha é agora um planeta contaminado abandonado por séculos. No entanto, os seres humanos voltaram ao lugar mortal de onde uma vez fugiram. Não para viver, mas para pesquisar os artefatos antigos enferrujados das civilizações passadas, que causaram esse desastre ambiental. E pouco faz o grupo de desembarque mais recente de ousados e jovens exploradores perceber o destino que os espera.

Fonte: Google

Data de lançamento: 24 de julho de 2001 (Alemanha)
Diretor: James Isaac
Bilheteria: 16,9 milhões USD

Corre Forrest

Jason Voorhees raramente foi visto correndo em toda a série de filmes. Uma característica do personagem era sempre caminhar e alcançar suas vítimas, ainda que elas corressem. Faltou um duelo Jason x Forrest Gump.

Sexta-feira 13

Parte 11

Decidido a reiniciar sua matança, Freddy Krueger ressuscita Jason Voorhees e o utiliza para recuperar seus poderes.

Fonte: Google

Data de lançamento: 31 de outubro de 2003 (Brasil)
Diretor: Ronny Yu
Bilheteria: 116,6 milhões USD

Sexta-feira 13

Parte 12

Clay vai à misteriosa floresta de Crystal Lake em busca de sua irmã desaparecida. Lá, ele encontra restos de velhas cabanas, aparentemente abandonadas. Apesar de ser avisado pelos oficiais e habitantes locais, ele resolve explorar o local juntamente com uma jovem, que está em um grupo que se formou para passar um final de semana de aventuras. O que eles não esperavam era encontrar Jason Voorhess, o assassino da máscara de hóquei.

Fonte: Google

Data de lançamento: 13 de fevereiro de 2009 (Brasil)
Diretor: Marcus Nispel
Bilheteria: 92,7 milhões USD

13 Mortes Icônicas dos Filmes Sexta-Feira 13

Passe o mouse sobre a imagem pra ver a qual filme a cena pertence.

Freddy vs. Jason (2003)
Friday the 13th (1980)
Freddy vs. Jason (2003)
Friday the 13th (1980)
Friday the 13th Part III (1982)
Friday the 13th Part III (1982)
Friday the 13th Part III (1982)
Friday the 13th Part III (1982)
Friday the 13th: The Final Chapter (1984)
Freddy vs. Jason (2003)
Friday the 13th (1980)
Friday the 13th Part III (1982)
Friday the 13th: The Final Chapter (1984)

Ranking e Imagens: flickeringmyth.com

Sexta-feira 13

O JOGO

Das telonas, para séries, programas de autitório e, finalmente, um game. Em 2017 Jason invadiu os consoles mais modernos como XBOX e Playstation

Site Oficial do Jogo: Friday The 13th