Anúncio
Capa do Livro "O Iluminado" de Stephen King.
Capa do Livro “O Iluminado” de Stephen King.

Veja a Resenha do livro “O Iluminado”, lançado em 1977. Era o início da promissora carreira de King como autor de Livros de Terror.

O Professor/Escritor Jack Torrance viaja com sua família para o Colorado, para seu emprego de inverno. Ele era o novo zelador do Overlook Hotel enquanto não houvesse hóspedes (vivos). O hotel, cheio de lembranças e acontecimentos trágicos vai cobrar seu preço para Jack manter seu emprego.

Essa é a tônica da história que fizemos em brevíssimo resumo nesta resenha do livro O Iluminado. O enredo se desenrola de forma linear, com os característicos flashes que Stephen King adora colocar em seus textos. Isso faz com que os personagens retrocedam alguns anos em suas vidas. Essas lembranças ajudam a contextualizar os dramas pessoais dentro da trama principal.

Ao longo das 464 páginas do livro “O Iluminado”, King nos leva a um mergulho nos sombrios cômodos do hotel Overlook. Trazendo os mistérios ao nosso conhecimento, através das experiências sobrenaturais vividas pela família Torrance: Jack, Andy e Wendy. A despensa, o salão de bailes, o elevador e o temido quarto 217, são alguns dos lugares preferidos dos fantasmas do hotel.

Terror Psicológico, Fantasmas, Vozes do Além e Crimes

O livro “O Iluminado” mistura todos esses temas de terror para criar uma história única e completa. À medida que ficam isolados no Overlook, Jack, Andy e Wendy passam a ser perseguidos e atingidos pelos poderes do lugar de maneiras diferentes.

Os personagens andam pelo hotel em meio a máscaras de festa, um elevador que se movimenta sozinho, um jardim onde os cachorros e leões esculpidos em arbustos ganham vida.

Barulhos estranhos, pensamentos recorrentes e imagens fantasmagóricas embaralham a mente da família Torrance. Tornando cada metro quadrado do Hotel Overlook um lugar assustador.

Andy Torrance, o Iluminado!

Andy Torrance, o filho do casal, é um iluminado. O título do livro se refere ao garoto, e não ao pai, que na verdade é o antagonista da história. Durante sua estadia, Andy se alterna entre momentos de silêncio e confissão de visões que tem. Seu poder de ler pensamentos e antecipar acontecimentos faz com que ele saiba dos passos do hotel assombrado.

Descrentes, seus pais não conseguem evitar o mal que se aproxima. Nem quando Andy conta sobre seu amigo imaginário, Tony. Que o leva para uma profunda viagem em seu inconsciente, em um caminho cheio de respostas para perguntas que não foram feitas.

Wendy Torrance, a Mãe protetora.

Wendy, a mãe de Andy, é sua protetora. Cheia de lembranças amargas de sua mãe e sua irmã, ela tem em Jack um suporte, mas também uma fonte de preocupação.

Ela se equilibra entre as lembranças dos tempos de romance e também as torturas dos tempos em que Jack se entregou à bebida e revelara seu lado mais obscuro. Pelo menos o mais obscuro que ela poderia imaginar.

Jack Torrance, o Antagonista.

O patriarca Jack Torrance, um alcoólatra que luta contra o vício e os arroubos de violência, é seduzido pelos poderes do hotel. Desesperado para sustentar sua família, o emprego no hotel parece ser uma grande chance de se manter, enquanto sua expulsão do colégio onde era professor, tentava ser revertida pelo grande amigo de Jack e companheiro de bebedeira, Bill Watson.

Quanto mais se aprofunda em seu trabalho, mais Jack vai se aproximando do sombrio e misterioso passado do Overlook. Os mistérios escondidos seriam um truque do Hotel para atrair Jack e prendê-lo numa teia de mentiras, ilusões e loucura.

Jack não tem os poderes sobrenaturais do filho, e acaba sendo usado pelo Hotel para uma missão macabra e terrível. Sua família sofrerá as consequências do misterioso “REDRUM”. Mas esse mistério se resolve apenas ao fim do livro.

Dick Hallorann, o Outro Iluminado.

O cozinheiro do hotel Overlook, Dick Hallorann, está de saída para a Florida. Mas, ao perceber que Andy é capaz de ler pensamentos, ele cria uma grande conexão com o garoto, pois ele, Dick, também é um iluminado.

Em um momento de conversa com Andy ele conta a ele sobre o hotel, seus mistérios e perigos. Sem mais spoilers sobre a amizade entre eles nesta resenha do livro O Iluminado, tenha certeza que essa conexão entre os dois será definitiva para o final da história.

Existe um Verdadeiro Hotel Overlook?

A história do livro “O Iluminado” foi escrita tendo como inspiração o famoso Stanley Hotel, no Colorado. Inclusive, a localização citada no livro é a mesma, apenas mudando o nome de Stanley para Overlook. Vale destacar que o hotel original tem a fama de assombrado também.

O Livro “O Iluminado” é um Sucesso Estrondoso e Vale a Leitura

Desde janeiro de 1977, quando foi lançado, o livro tem sido uma referência para a literatura mas também para o cinema. O livro deu origem ao filme “O Iluminado” de 1980, dirigido por Stanley Kubrick e estrelado por Jack Nicholson no papel de Jack Torrance. O filme é considerado um dos mais assustadores da história do cinema de terror. E o livro está entre os melhores do mestre do terror, Stephen King.

Leia Aqui um trecho do Livro e Opiniões de Quem Já Leu

Sinopse do Livro “O Iluminado”

Jack Torrance, sua esposa Wendy e seu filho Danny se mudam para o Overlook Hotel, onde Jack foi contratado como zelador de inverno. Isolado da civilização por meses, Jack espera combater o alcoolismo e a raiva descontrolada enquanto escreve uma peça. As forças do mal que residem no Overlook – que tem uma longa e violenta história – cobiçam o jovem Danny por seus poderes precognitivos e exploram as fraquezas de Jack para tentar reivindicar o menino.

Traduzido de: StephenKing.com

Trailer do Filme “O Iluminado”
Trailer do Filme O Iluminado

Fonte: Amazon, Youtube

Author

Você Gosta de Ler Histórias, Assistir Filmes, Séries e Ficar por Dentro dos Lançamentos do Gênero de Terror/Suspense? Aqui você Encontra Histórias Assustadoras, Dicas e Novidades de Filmes Livros, Games e Muito Mais.

1 Comment

  1. Pingback: O Iluminado - Filmes de Terror

Write A Comment