Capa do Livro Carrie a Estranha. Foto: Amazon

A História de Carrie White, Seus Poderes Sobrenaturais e o Baile de Primavera que Nunca Terminou. Conheça o Livro que deu origem ao Filme.

Stephen King descreveu em detalhes, mais de uma vez, como escreveu este romance. Seu primeiro grande sucesso de vendas. Segundo ele, na pequena lavanderia de uma casa alugada que vivia com a esposa, Carrie White ganhou vida.

Sua história, descrita com maior riqueza de detalhes no Livro Sobre a Escrita, era baseada em duas garotas de seu tempo de escola. Duas pessoas atormentadas pela zoação dos colegas, que não viveram longas vidas e tiveram fins trágicos, ainda jovens.

A história, curta para os padrões do escritor, foi escrita no início dos anos 70, e guarda elementos daquela época em sua descrição, mas quando você lê, nem percebe que se passaram tantos anos. Pois a narrativa , embora cite diversas datas, não está comprometida pelo calendário.

Ao contrário, ela parece atual, como se pudéssemos ver a história acontecer hoje em dia. Isso fica evidente quando olhamos todas as vezes que o livro Carrie a Estranha foi adaptado para o cinema. Em 1976, 2002 e a mais recente em 2013 (na minha opinião a melhor versão de todas), o enredo permanece o mesmo (exceto em 2013 que o final foi mais focado na rivalidade Carrie e Chris). Mas mantém a sequência exata, como se o livro tivesse sido escrito para ser filmado daquela maneira. A exemplo de outros livros de Stephen King, como O Cemitério, que deu origem a Cemitério Maldito.

A História de Carrie a Estranha sob Diversas Perspectivas

O livro desenvolve a história sob diversas perspectivas, utilizando materiais fictícios que falavam sobre o caso do Baile de primavera e Carrie White. O autor intercala a história utilizando um narrador para falar sobre os acontecimentos, relatos científicos dos estudos sobre Telecinestesia e matérias de jornais da época. Além de trechos de documentos sobre os estudos realizados sobre Carrie White e seus poderes e um Livro escrito por Sue Snell, uma das poucas alunas sobreviventes à fúria de Carrie White.

O Livro Carrie, a Estranha se tornou célebre, embora não tenha sido o maior sucesso de vendas de King. Mas sua história fez um estrondoso sucesso tanto na versão Hardcover (capa dura) quanto o Paperback (versão de capa mais simples) e rendeu ao autor uma boa quantia de dinheiro e uma fama instantânea.

A história de Carrie é uma história de temática bastante simples que não exigia uma trama complexa, nem uma grande quantidade de personagens. É uma história assustadora e rápida de ler. Um excelente livro para quem busca uma história boa mas não tão densa, para ler nos intervalos de aula, durante os deslocamentos etc.

Livro Carrie, a Estranha. Uma Boa Estréia para Stephen King

Um leitor mais assíduo de Stephen King deve notar uma diferença entre o livro Carrie, a Estranha e, por exemplo, O Iluminado. Livro que conta com uma história mais densa e rica em detalhes. Carrie, ao contrário é cheia de diálogos e com parágrafos menores, o que pode deixar a leitura menos fluida em alguns aspectos.

Mas o leitor deve se lembrar que quando escreveu Carrie, King enfrentava tempos difíceis. O dinheiro que recebia com suas histórias era pouco e seu salário mal dava para as despesas, tanto quanto o de sua esposa. Era um início difícil, como ele relata em Sobre a Escrita.

Uma história curiosa sobre o livro Carrie, a Estranha é que Stephen King escrevera duas páginas do livro e jogou no lixo de sua lavanderia. Sua esposa encontrou e leu as duas páginas (depois de tê-las limpado da poeira e cinzas de cigarro). Pediu então para que King continuasse, pois queria saber o que iria acontecer com Carrie White.

Foi assim que este livro se desenrolou, assustou milhares de telespectadores, apavorou milhões de pessoas no cinema e continua a ser uma grande história. Apesar de ter menos de 200 páginas.

Leia um trecho do Livro e Veja a Opinião de Quem Já Leu.
Author

Você Gosta de Ler Histórias, Assistir Filmes, Séries e Ficar por Dentro dos Lançamentos do Gênero de Terror/Suspense? Aqui você Encontra Histórias Assustadoras, Dicas e Novidades de Filmes Livros, Games e Muito Mais.

Write A Comment