Anúncio
À Espera de um Milagre, de Stephen King

Conheça um Pouco Mais sobre um dos Livros mais Emocionantes de Stephen King. Seus Personagens e a Maneira como foi Escrito.

O Livro ‘À Espera de um Milagre’ foi escrito em 1996 pelo mestre do terror Stephen King. A exemplo do livro Ascensão, não é uma obra de terror. Porém recheado de acontecimentos sobrenaturais que deixam os leitores arrepiados. Mas de emoção, não de medo. O livro, ao contrário do que muitos possam imaginar, não foi escrito como um volume único. Durante a leitura você poderá verificar que o autor regularmente volta a ação a um determinado ponto, em alguns trechos do livro.

Isso se deve ao fato de que livro ‘À Espera de um Milagre’ foi escrito em fases. Foi um projeto inovador e desafiador para King, conforme ele descreve no prefácio do livro. Um projeto que foi publicado como se fosse em fascículos, uma publicação regular que completaria a história em um determinado número de publicações.

A ideia de ‘À Espera de um Milagre’ era algo que King já tinha na cabeça mas não havia desenvolvido ainda. Com essa possibilidade de ter uma publicação em série contando uma história, ele decidiu avançar com o romance “The Green Mille” (título original em inglês), que tomou rumos diferentes da original. Porém manteve a essência.

Qual a História de ‘À Espera de um Milagre’?

O livro é narrado em primeira pessoa. É baseado nas memórias escritas pelo personagem Paul Edgecomb, um ex-funcionário da Cadeia Cold Mountain.

Por ser uma narrativa de memórias, o livro não é uma ação linear. Ele tem idas e vindas no tempo, enquanto Paul discorre sobre sua vida em Cold Mountain e também sua vida atual em um asilo onde vive, na Louisiana.

O protagonista conta sua história a partir dos 40 anos de idade, quando era um dos responsáveis pelo Bloco E da Penitenciária Cold Mountain. Ala pequena e destacada do resto da cadeia, que contava com apenas algumas celas. Era onde ficavam presos os condenados à cadeira elétrica, no longínquo ano de 1932.

Paul Edgecomb em Busca de uma Cura

Paul era o supervisor da área e responsável pelas execuções na cadeira elétrica. Respondia a Hal Moore, seu superior. Ele comandava os guardas temporários, mas também os fixos. Já no início da narrativa ele conta as agruras de seu trabalho, desde a chega de presos, os ritos de execução, o que faziam para manter os prisioneiros calmos etc, e a dor de uma infecção urinária que não cessa.

A partida dos presos para a execução e a chegada de novos era o dia a dia do Bloco E. mas com a chegada de Eduard Delacroix, John Coffey e Wild Bill entre os detentos, e Percy (o arrogante parente do governador) entre os guardas, a história de Cold Mountain mudaria para sempre.

Os Guardas, os Presos e um Rato

A chegada do prisioneiro condenado pelo assassinato de 4 pessoas, e por ter incendiado um prédio para cobrir seu crime, Eduard Delacroix ou ‘Del’, como o chamavam, mudaria também a história de um rato. O senho “Jingles”. Um rato especial que se afeiçoa a Del e passa a viver com ele dentro da cela. Que ganha uma caixa de charutos forrada com algodão para poder morar.

O rato logo viraria atração na cadeia, com o truque do carretel colorido, sua marca registada do início ao fim de sua vida. Apesar das graças, Percy não gostava nem de Del, muito menos de seu ratinho de estimação, senhor “Jingles”. Esse ódio terá papel decisivo na trama que envolve Paul Edgecomb e John Coffey.

O Primeiro Milagre para Paul Edgecomb

O livro conta diversas histórias dentro da narrativa de John. Mas vamos nos ater ao fio condutor, para que você possa descobrir a magia da história quando estiver lendo.

Paul sente que há algo diferente com o condenado John Coffey. Um dia, ele é chamado por Coffey para sua cela, sem que pudesse resistir ou se desvencilhar do chamado de John, ele adentra a cela e tem uma revelação que mudaria sua vida. John consegue curar sua incurável infecção urinária de Paul.

A partir daquele dia, o destino de todos os personagens estava interligado. O Milagre realizado em Paul Edgecomb seria o início do fim de sua carreira na prisão de Cold Mountain.

Entre Crimes, Milagres e Mistérios

Ao longo das 400 páginas do livro ‘À Espera de Um Milagre’, Stephen King envolve o leitor entre os milagres de John Coffey, os Mistérios do senhor Jingles e os crimes que levaram Del, Wild Bill e John Coffey para o corredor da morte. Além das idas e vindas no tempo de Paul, que também tem seus segredos e angústia em sua vida atual.

O romance ambientado nas prisões dos anos 30, também traz as características de um lugar onde há bastante segregação racial. Onde um negro como John Coffey, somente por um milagre, teria direito a um novo julgamento, caso fosse vítima de um erro judiciário.

Eram tempos onde um certo número de testemunhas era conduzido para assistir às execuções. Onde os parentes das vítimas torciam pelo sofrimento dos condenados na hora derradeira. Eram também tempos de ritos rigorosos de execução para que a cadeira elétrica fizesse seu trabalho de forma eficiente.

Os Crimes e Poderes de John Coffey

O personagem John Coffey é o operador de milagres que curara a infecção urinária de John Edgecomb e faria outros também. O fato de um homem com poderes sobrenaturais de cura estivesse sendo acusado do estupro e assassinato de duas meninas intrigava Paul.

Seria mesmo John Coffey o responsável pelos assassinatos? Essa pergunta foi respondida de forma surpreendente. Um mistério marcante com desfecho inesperado.

Vale a Pena a Leitura do Livro ‘À Espera de Um Milagre’?

SIM, Definitivamente SIM!

Um romance que fala sobre a vida, sobre milagres, crimes e arrependimentos. Mas também sobre um pedaço da história dos Estados unidos, como é característica de King. Uma narrativa emocionante que vai arrancar sorrisos, suspiros e lágrimas de emoção. Um lado humano da disputa entre policiais e criminosos, entre vítimas e algozes. Sobre dias passados e atuais e como a nossa história se repente entre mistérios, amores, alegrias e finais felizes e surpreendentes.

Se você tem alguma dúvida sobre a leitura deste livro, mesmo que tenha visto o filme, LEIA. É uma emoção diferente a cada página.

Leia Aqui um trecho do Livro e Opiniões de Quem Já Leu

Fonte: Amazon

Author

Você Gosta de Ler Histórias, Assistir Filmes, Séries e Ficar por Dentro dos Lançamentos do Gênero de Terror/Suspense? Aqui você Encontra Histórias Assustadoras, Dicas e Novidades de Filmes Livros, Games e Muito Mais.

Write A Comment