5 Abóboras empilhadas sobre uma mesa de madeira com algumas folhas secas. Dentro de cada abóbora existe uma vela e atrás destas abóboras há mais 3 velas. Todas acesas. São 3 abóboras grandes uma ao lado da outra e duas menores sobre elas.

A Festa de Halloween, comemorada todo dia 31 de outubro, ficou famosa no mundo inteiro. Em algum momento da história passou a ser conhecido também como “Dia das Bruxas“. Mas de onde e como surgiu esta festa?

O Halloween é muito ligada à cultura dos Estados Unidos. Já apareceu em diversos filmes e sempre é retratada com uma data festiva e muito comemorada pelas famílias americanas. Assim como o famoso dia de ação de graças, o dia da Independência (4 de julho) etc. Inclusive, o Halloween já foi pano de fundo e até tema de muitos filmes e musicais. Porém, a origem do Halloween não é nos Estados Unidos.

Tradição Nascida na Europa

O Halloween surgiu do Samhain, festival celta cujo nome significa “Fim da Colheita” e marca do fim do verão e início do inverno (as duas estações celtas). Segundo a crença do povo celta, esse período representava um portal aberto ao mundo dos mortos. A passagem serviria para que eles pudessem visitar seus parentes vivos, se alimentar das oferendas deixadas e reviver as sensações do mundo dos vivos por alguns instantes.

O festival durava 3 dias. De 31 de outubro a 2 de novembro. A data ficou conhecida também como “Dia das Bruxas” pois, segundo a crença, elas se aproveitavam dos portais abertos nesta época para voltarem ao mundo dos vivos. Além disso, era considerado pelos líderes celtas o período propício para visões do futuro.

Os 3 dias de festival Significavam:

  • 31/10 – O Fim da Colheita
  • 01/11 – Dia de Todos os Santos
  • 02/11 – Dia dos Fiéis Defuntos

Qual a Origem do Nome Halloween?

O nome Halloween vem do Inglês “All Hallows’ Eve”. Que significa “Noite de Todos os Santos”. A contração das palavras e a fonética podem ter formado, ao longo do tempo, a palavra como a conhecemos hoje “Halloween”.

Como o Halloween Chegou aos Estados Unidos?

O Halloween provavelmente chegou aos Estados Unidos através da imigração. Permaneceu como um traço da tradição irlandesa que desembarcou na América. Mas foi incorporada como parte da cultura popular americana, já que não há mais traços dos rituais celtas. Agora trata-se de uma festa folclórica que entrou para o calendário festivo dos países e no imaginário da população.

Fonte: Wikipedia

Fonte: Aventuras na História

Assine nosso Feed no Google Notícias e fique por dentro das postagens direto no seu smartphone.

Author

Você Gosta de Ler Histórias, Assistir Filmes, Séries e Ficar por Dentro dos Lançamentos do Gênero de Terror/Suspense? Aqui você Encontra Histórias Assustadoras, Dicas e Novidades de Filmes Livros, Games e Muito Mais.

Write A Comment