25 Melhores Filmes de Terror de Todos os Tempos

Veja Quais São os Melhores Filmes de Terror de Todos os Tempos, Descrições e Trailer dos Melhores Filmes do Gênero.

A Era de Ouro do Cinema de Terror

A partir dos anos 60 o cinema de Terror ajudou a difundir o gênero pelo mundo. Aquele tipo de narrativa baseado em fantasia e ficção passou a ter grande importância no mundo cultural e se tornou, a partir daí, grande gerador de bilheteria. O que, por consequência, atraiu público para peças de teatro e leitores para uma nova literatura que teria as portas abertas para novos autores, cujas obras foram filmadas.

Gênero de Terror nos anos 60

Melhores Filmes de Terror de Todos os Tempos: Alfred Hitchock explica sobre seus filmes.
Alfred Hitchock explica sobre seus filmes.

Durante os anos 50/60, Alfred Hitchock foi o grande nome do gênero Terror nos cinemas. Grandes produções como o Filme PsicoseOs Pássaros e Um Corpo que Cai, tornaram-se ícones entre os Filmes de Terror de todos os tempos. Com recursos ora simples, ora sofisticados para a época, Alfred se tornou um grande mestre na arte de apavorar.

O Gênero de Terror nos anos 70

Melhores Filmes de Terror de Todos os Tempos: Steven Spielberg na Boca de Seu Tubarão.
Steven Spielberg na Boca de Seu Tubarão.

Nos anos 70, o cinema passou por reviravoltas com as produções coloridas e inserção de novos recursos como os animatronics. Os Filmes de Terror foram grandes beneficiados e souberam causar sustos e apavorar multidões através dos novos recursos e tecnologias que inundavam os sets de filmagem. Grandes Filmes de Terror foram produzidos nos anos 70. Produções que se tornaram ícones do Gênero como: O Exorcista (1973), Tubarão (1975), Carrie, A Estranha (1976) – um dos grandes sucessos de Stephen King adaptado para os Cinemas -, Halloween (1978) e muitas outras grandes produções.

O Gênero de Terror nos anos 80

Melhores Filmes de Terror de Todos os Tempos: Stephen King atua em um de seus Melhores Filmes de Terror: Cemitério Maldito
Stephen King atua em um de seus Melhores Filmes de Terror: Cemitério Maldito

Nos anos 80, houve mais uma reviravolta nas produções cinematográficas de terror. O gênero ficaria marcado pelo grande número de sequências da série Halloween e Sexta-feira 13, mas os Filmes de Terror que marcariam a década, definitivamente, eram as obras de Stephen King, um dos maiores de todos os tempos.

Nos anos 80 também houve grande número e variedade de produções. Inclusive na temática dos Filmes de Terror a variação foi grande. Diversos filmes de monstros, fantasmas, acontecimentos sobrenaturais etc, lotaram as salas de cinema numa das fases mais produtivas do gênero Terror. Alguns dos Filmes de Terror mais marcantes da década foram: O Iluminado (1980), Cemitério Maldito (1989), A Hora do Pesadelo (1984), Poltergeist (1982), Brinquedo Assassino (1988), Sexta-Feira 13 (1980) entre outros. Esta década também viu prosperarem Filmes de Terror produzidos apenas para a TV.

O Gênero de Terror dos anos 90 em Diante

Melhores Filmes de Terror de Todos os Tempos: A Franquia Pânico foi um dos maiores sucessos dos anos 90
A Franquia Pânico foi um dos maiores sucessos dos anos 90

Dos anos 90 em diante, uma boa parte da indústria do cinema deixou um pouco de lado novas produções para as grandes telas dos filmes de terror. Embora as franquias como Sexta-feira 13, Hora do Pesadelo e Brinquedo Assassino tenham disputado espaço com o surgimento da Série de filmes de terror Pânico, que fez grande sucesso nas bilheterias.

Com a entrada do novo milênio e novas tecnologias, além de uma nova geração nos cinemas do mundo, as produções passaram a ser mais voltadas para um tipo de terror que dependia tanto de efeitos visuais como roteiros mais bem elaborados, que interagissem com o público mais vezes durante a exibição.

A qualidade das imagens projetadas e, principalmente, o áudio das salas de cinema, permitiram um avanço incrível dos filmes de terror, que agora conseguiam prender a respiração do público em um segundo e , em seguida, produzir susto com o simples barulho de uma porta batendo.

Novos Filmes de Terror Mudaram o Gênero

Enquanto outros provocavam pesadelos com tubarões, pessoas com as cabeças virando e padres gritando orações em sessões de exorcismos, os filmes atuais buscam colocar o espectador dentro da ação. É um misto de mistério, terror e realidade. As salas de cinema 3d são uma grande experiência para quem deseja assistir e quase participar dos filmes de terror.

Melhores Filmes de Terror de Todos os Tempos: Os anos 2000 trouxeram novas tecnologias e melhorias nas produções.
Os anos 2000 trouxeram novas tecnologias e melhorias nas produções.

Agora os sustos são constantes, a experiência dos filmes de terror ficou muito melhor, embora não seja possível dizer que os filmes de hoje superam totalmente os feitos no passado. A experiência hoje, obviamente, é diferente.

Mas, para provar que os filmes do passado ainda são bons, diversos remakes têm sido feito e, como nas versões originais, têm ganhado salas lotadas e um alto faturamento na bilheteria. Isso ajuda a reviver os tempos de ouro do cinema de Terror e ainda dá novo fôlego ao gênero que não fica sem lançamentos.

Gente Nova e Filmes de Terror Cada Vez Melhores

As produções independentes tem aproveitado a brecha em relação a uma audiência disponível em multicanais. As antigas restrições de distribuição dos filmes que, antigamente, dependiam de um número restrito de canais de distribuição, não existem mais. A audiência, consequentemente, ficava à mercê das grades de programação dos cinemas e das televisões.

Com a chegada da comunicação multicanais e também a globalização do entretenimento, multidões ávidas por novidades estão dispostas a passar tardes inteiras assistindo os melhores filmes de terror disponíveis, à sua escolha. Daí também surgiu a necessidade de uma reação e aumento considerável do número de lançamentos nos cinemas, para manter a novidade no ar. Além disso, novas produções tradicionais ou independentes unem-se às antigas e conferem aos canais como a Netflix, um cardápio generoso para oferecer aos clientes. Em resumo, é bom para todos!

Veja a Lista com os 25 Melhores Filmes de Terror de Todos os Tempos

  • Psicose (1960) de Alfred Hitchock
  • O Exorcista (1973) de William Peter Blatty
  • Tubarão (1975) de Steven Spielberg
  • Carrie, A Estranha (1976) de Stephen King
  • Halloween (1978) de John Carpenter
  • O Iluminado (1980) de Stanley Kubrick
  • A Hora do Pesadelo (1984) de Wes Craven
  • Poltergeist (1982) de Steven Spielberg
  • Sexta-feira 13 (1980) de Sean S. Cunningham
  • Cemitério Maldito (1989) de Stephen King
  • Christine, o Carro Assassino (1983) de Stephen King
  • Drácula de Bram Stoker (1992) de Francis Ford Coppola
  • Pânico (1996) de Kevin Williamson
  • Os Outros (2001) de Alejandro Amenábar
  • O Chamado (2002) de Gore Verbinski
  • Espíritos – A Morte Está ao seu Lado (2004) de Banjong Pisanthanakun e Parkpoom Wongpoom
  • O Albergue (2005) de Eli Roth
  • O Exorcismo de EmilyRose (2005) de Scott Derrickson
  • A Órfã (2009) de Jaume Collet-Serra
  • Invocação do Mal (2013) de James Wan
  • A Entidade (2012) de Scott Derrickson
  • Corrente do Mal (2014) de David Robert Mitchell
  • Quando as Luzes se Apagam (2016) de David F. Sandberg
  • It: A Coisa (2017) de Andy Muschietti
  • Nós (2019) de Jordan Peele

Ficha dos 25 Melhores Filmes de Terror de Todos os Tempos

Psicose (1960)

Após roubar 40 mil dólares para se casar com o namorado, uma mulher foge durante uma tempestade e decide passar a noite em um hotel que encontra pelo caminho. Ela conhece o educado e nervoso proprietário do estabelecimento, Norman Bates, um jovem com um interesse em taxidermia e com uma relação conturbada com sua mãe. O que parece ser uma simples estadia no local se torna uma verdadeira noite de terror.

O Exorcista (1973)

Uma atriz vai gradativamente tomando consciência de que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também é um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.

Tubarão (1975)

Um terrível ataque a banhistas é o sinal de que a praia da pequena cidade de Amity, na Nova Inglaterra, virou refeitório de um gigantesco tubarão branco. O chefe de polícia, Martin Brody quer fechar as praias, mas o prefeito Larry Vaughn não permite, com medo de que o faturamento com a receita dos turistas deixe a cidade sem recursos. O cientista Matt Hooper e o pescador Quint se oferecem para ajudar Brody a capturar e matar a fera, mas a missão vai ser mais complicada do que eles imaginavam.

Carrie, A Estranha (1976)

Nesta adaptação do romance de Stephen King, a quieta e sensível adolescente Carrie White enfrenta insultos dos colegas na escola e abuso em casa de sua mãe, uma fanática religiosa. Quando estranhos acontecimentos começam a acontecer em torno de Carrie, ela começa a suspeitar que tem poderes sobrenaturais. Convidada para o baile da escola pelo autoritário Tommy Ross, Carrie tenta relaxar, mas as coisas tomam um rumo sombrio e violento.

Halloween (1978)

Um maníaco retorna à sua cidade natal para continuar o terror que ele começou há quinze anos.

O Iluminado (1980)

Jack Torrance se torna caseiro de inverno do isolado Hotel Overlook, nas montanhas do Colorado, na esperança de curar seu bloqueio de escritor. Ele se instala com a esposa Wendy e o filho Danny, que é atormentando por premonições. Jack não consegue escrever e as visões de Danny se tornam mais perturbadoras. O escritor descobre os segredos sombrios do hotel e começa a se transformar em um maníaco homicida, aterrorizando sua família.

A Hora do Pesadelo (1984)

Um grupo de adolescentes tem pesadelos horríveis, em que são atacados por um homem deformado com garras de aço. Ele apenas aparece durante o sono e, para escapar, é preciso acordar. Os crimes vão ocorrendo seguidamente, até que se descobre que o ser misterioso é na verdade Freddy Krueger, um homem que molestou crianças na rua Elm e que foi queimado vivo pela vizinhança. Agora, Krueger pode ter retornado para se vingar daqueles que o mataram, através do sono.

Poltergeist (1982)

Acontecimentos estranhos e assustadores cercam uma família da Califórnia, quando fantasmas começam a se comunicar com eles através de um aparelho de TV. Os espíritos parecem amigáveis no começo, mas tornam-se ameaçadores inesperadamente quando a filha do casal desaparece. Os pais procuram a ajuda de parapsicólogos e exorcistas para recuperar a menina.

Sexta-feira 13 (1980)

A história do homicído em Crystal Lake não impede que os instrutores montem um acampamento de verão no bosque. Moradores supersticiosos advertem sobre o ocorrido, mas os jovens Jack, Alice, Bill, Marcie e Ned, prestam pouca atenção aos mais velhos e acabam sendo perseguidos por um assassino brutal. A medida em que são esquartejados, baleados e esfaqueados, os instrutores lutam para manterem-se vivos contra um adversário implacável.

Cemitério Maldito (1989)

Uma série de acontecimentos estranhos se inicia após a morte do gato da família Creed. Aos poucos eles percebem que um antigo cemitério, que fica nos fundos da casa, pode ter ligação com esses eventos.

Christine, o Carro Assassino (1983)

Arnie Cunningham compra um Plymouth Fury 1958, que ele chama de Christine. Ele então desenvolve uma obsessão doentia pelo carro, para o desespero de seu amigo atleta, Dennis Guilder. Depois do valentão Buddy Repperton desfigurar Christine, o carro se restaura perfeitamente e começa a matar Buddy e seus amigos. Determinado a acabar com as mortes, Dennis e a namorada de Arnie, Leigh Cabot, decidem destruir Christine.

Drácula de Bram Stoker (1992)

No século 15, a Igreja se recusa a enterrar em solo sagrado a grande paixão do líder dos Cárpatos que decide, então, renegar a instituição religiosa. Ele passa a perambular através dos séculos até encontrar a suposta reencarnação de sua amada.

Pânico (1996)

Um grupo de jovens enfrenta um assassino mascarado que testa seus conhecimentos sobre filmes de terror. A pequena cidade de Woodsboro nunca mais será a mesma.

Os Outros (2001)

Durante a Segunda Guerra, a devota Grace aguarda com os filhos o retorno do marido dos campos de batalha. Isolados em uma mansão numa ilha deserta, passam a observar estranhos acontecimentos ao seu redor.

O Chamado (2002)

A jornalista Rachel Keller decide investigar a morte de sua sobrinha e descobre que quatro adolescentes morreram misteriosamente sete dias depois de assistir a um vídeo com imagens assustadoras. Agora ela tenta solucionar o mistério e impedir que a profecia se realize, já que ela e seu filho também assistiram ao vídeo.

Espíritos – A Morte está ao seu lado (2004)

Depois de atropelar uma jovem, Jane e seu namorado fotógrafo começam a ver uma figura sombria em suas fotos. Preocupada, Jane pesquisa o nome da jovem, descobre que ela é uma ex-colega de Tun e desvenda um segredo chocante.

O Albergue (2005)

Os melhores amigos Josh e Paxton decidem passar um verão viajando como mochileiros pela Europa. Em Amsterdã, eles conhecem Oli, um viajante da Islândia. Os três decidem investigar um boato sobre um albergue na Eslováquia repleto de mulheres sensuais e acabam sendo envolvidos em um jogo mortal.

O exorcismo de EmilyRose (2005)

A jovem estudante Emily Rose começa a alucinar e ter surtos cada vez mais frequentes, que causam perda de memória. Católica praticante, ela aceita ser submetida a uma sessão de exorcismo. Quem a realiza é o sacerdote de sua paróquia, o padre Richard Moore. Porém, Emily morre durante o exorcismo, o que faz com que o padre seja acusado de assassinato. A advogada Erin Bruner aceita pegar a defesa do padre e argumenta que a condição de Emily não pode ser explicada somente pela ciência.

A Órfã (2009)

Uma série de eventos alarmantes faz com que uma mulher acredite que algum mal esteja por trás do rosto angelical da filha de nove anos, recentemente adotada.

Invocação do Mal (2013)

Os investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren trabalham para ajudar a família aterrorizada por uma entidade demoníaca em sua fazenda.

A Entidade (2012)

Um autor de romances criminais encontra uma caixa com filmagens antigas de crimes horripilantes, que parecem ter sido cometidos por um assassino em série. Ao investigar, ele e sua família se tornam alvos de uma entidade sobrenatural maligna.

Corrente do Mal (2014)

A jovem e despreocupada Jay leva uma vida tranquila entre escola, paqueras e passeios no lago. No entanto, após uma transa, o garoto com quem passou a noite lhe explica que ele carregava no corpo uma força maligna, transmissível às pessoas apenas pelo sexo. Agora, enquanto vive o dilema de carregar a sina ou passá-la adiante, a jovem Jay começa a ser perseguida por figuras estranhas que tentam matá-la e que não são vistas por mais ninguém.

Quando as Luzes se Apagam (2016)

Rebecca saiu de casa e pensou que iria esquecer seus medos da infância, já que nunca soube o que era real e o que não quando as luzes se apagavam. Agora, seu irmão Martin vive os mesmos eventos que já testaram a sanidade de Rebecca.

It: A Coisa (2017)

Um grupo de crianças se une para investigar o misterioso desaparecimento de vários jovens em sua cidade. Eles descobrem que o culpado é Pennywise, um palhaço cruel que se alimenta de seus medos e cuja violência teve origem há vários séculos.

Nós (2019)

Adelaide e Gabe levam a família para passar um fim de semana na praia e descansar. Eles começam a aproveitar o ensolarado local, mas a chegada de um grupo misterioso muda tudo e a família se torna refém de seres com aparências iguais às suas.


Dados dos Filmes – Fonte: Wikipedia.
Agora é Só Preparar a Pipoca e Se Apavorar com os Melhores Filmes de Terror de todos os tempos.
Créditos e Repost, Links para Histórias de Terror.