4.3
(1098303)

O dia 3 de fevereiro de 1959 ficou conhecido como “dia que a musica morreu” e marcou para sempre a história da música e também de uma pequena cidade americana. Clear Lake, IOWA, é uma cidade turística com cerca de 8 mil habitantes. A cidade teve sua calma abalada pela comoção nacional em consequência de uma tragédia, que ocorreu em seu território e encerrou a promissora carreira de jovens músicos. O fato decretou o compromisso obrigatório de fãs de rock n’ roll, que fazem peregrinações anuais à cidade para prestar suas homenagens.

Uma Noite de Música, Coincidências, Jogos de Azar e uma Tragédia

A sequência de fatos selou o destino de 3 estrelas do rock no dia que a musica morreu
Buddy Holly, Ritchie Valens e The Big Booper. Imagem: Biography.com

Charles Hardin Holley, mais conhecido como Buddy Holly, havia feito um show em Clear Lake, no Surf Ballroom. O encerramento do evento marcava a partida para a próxima parada, em Moorhead, Minnesota. A banda e os equipamentos viajavam de ônibus, Buddy Holly decidiu fretar um avião para se dirigir ao próximo Show.

A turnê contava com a presença de mais duas atrações proeminentes na época. “The Big Bopper”, nome artístico de Jiles Perry “JP” Richardson, fazia grande sucesso com a música Chantillly lace. Em meio a uma negociação, um dos integrantes da banda de Holly acaba cedendo lugar para “The Big Booper”, que embarca no avião. Mas ainda havia outro artista de promissora carreira que embarcaria no vôo da morte.

Ritchie Valens, famoso por sucessos como La Bamba, Donna e Come on Let’s Go, talvez mais promissor que os outros dois, estava ainda com 17 anos de idade. Sua carreira prometia ser uma estrada de muito sucesso, mas o destino foi decidido num lance de moeda. Richie acabou disputando um lugar no avião em um jogo de cara ou coroa. Ele venceu e embarcou no avião. O destino dos 3 músicos e dos pilotos estava unido.

A Queda do Avião não Deixou Sobreviventes

O avião decola em meio a uma grande instabilidade de clima, em uma época de muita neve. Pouco depois da decolagem, o avião já não podia mais ser contatado. O rádio não respondia e os ocupantes da aeronave não chegaram ao seu destino. A aeronave, a princípio, foi dada como desaparecida. O mau tempo e os poucos recursos disponíveis na época aumentavam a incerteza sobre o que havia acontecido.

A polícia local encontra os destroços do avião e tenta entender o que aconteceu. Imagem: KCCI

No dia seguinte o mistério foi encerrado, veio a confirmação notícia da tragédia e o dia que a musica morreu chegou. Os destroços foram encontrados a poucos quilômetros a noroeste do aeroporto. Num campo congelado esfriava o que sobrou da aeronave Beechcraft Bonanza, sobre o que costumava ser um milharal. Em meio aos destroços, as três estrelas crescentes do Rock foram encontrados já sem vida.

Pelo estado da aeronave, era impossível que houvesse sobreviventes. Imagem: Twitter

As más condições meteorológicas e o erro do piloto foram determinados, durante a investigação, como a causa da perda de controle do piloto e queda do avião.

O Beechcraft Bonanza Caiu em campo congelado e matou Ritchie Vallens, The Big Booper, Buddy Holly e o piloto. O evento ficou conhecido como “O dia que a Música Morreu” Imagem: Wikipedia

O Dia que a Música Morreu: A Comoção de uma Nação

Assim que a notícia foi confirmada, os jornais corriam para preparar suas edições com aquela que seria a história mais marcante pelos próximos dias. A tragédia aérea que vitimara 4 pessoas, entre elas Buddy Holly, Ritchie Vallens e The Big Booper, correu o país e tomou conta das manchetes.

Imagem de Jornal da época. Imagem: Newspapers.com

 

O dia que a musica morreu ficou marcado na história do entretenimento pela brutalidade do acidente.
Imagem de Jornal da época. Imagem: Scribd

O impacto da tragédia foi tão grande que as caravanas de visitação a Clear Lake se estenderam por décadas e as referências ao Dia que a Música Morreu se multiplicaram nos anos seguintes.

De onde veio a expressão “O Dia Que a Música Morreu”

A expressão O Dia que a música Morreu veio da música American Pie, de Don Mclean. Em 1971 o cantor lançou uma música, composta ainda nos anos 60, que se tornou um grande hit e um hino dos anos 70 para os aficcionados fãs americanos. A clara referência à morte dos 3 rockstars dos anos 50, ajudou a impulsionar o carisma da música, assim como a canção ajudou a imortalizar aqueles artistas que morreram num trágico acidente quando não haviam completado 30 anos de idade.

Confira alguns trechos da música American Pie, onde Don Mclean se refere ao dia que a música morreu e também aos 3 ídolos falecidos no acidente.

Original em Inglês

Long long time ago, I can still remember
How that music used to make me smile
And I knew if I had my chance
That I could make those people dance
And maybe they’d be happy for a while
But February made me shiver
With every paper I’d deliver
Bad news on the doorstep
I couldn’t take one more step
I can’t remember if I cried
When I read about his widowed bride
But something touched me deep inside
The day the music died


I met a girl who sang the blues
And I asked her for some happy news
But she just smiled and turned away
I went down to the sacred store
Where I’d heard the music years before
But the man there said the music wouldn’t play
And in the streets, the children screamed
The lovers cried and the poets dreamed
But not a word was spoken
The church bells all were broken
And the three men I admire most
The Father, Son, and the Holy Ghost
They caught the last train for the coast
The day the music died

 

Traduzida para o Português

Muito, muito tempo atrás, ainda me lembro
Como aquela música costumava me fazer sorrir
E eu sabia que se eu tivesse minha chance
Que eu poderia fazer aquelas pessoas dançarem
E talvez eles fiquem felizes por um tempo
Mas fevereiro me fez tremer
Com cada papel que eu entregaria
Más notícias à porta

eu não poderia dar mais um passo
não me lembro se chorei

Quando eu li sobre sua noiva viúva
Mas algo me tocou bem no fundo
O dia em que a música morreu


Eu conheci uma garota que cantava blues
E eu pedi a ela algumas boas notícias
Mas ela apenas sorriu e se virou
Eu desci para a loja sagrada
Onde eu tinha ouvido a música anos antes
Mas o homem disse que a música não tocava

E nas ruas as crianças gritavam
Os amantes choraram e os poetas sonharam
Mas nenhuma palavra foi dita
Os sinos da igreja todos foram quebrados
E os três homens que mais admiro

O Pai, o Filho e o Espírito Santo
Eles pegaram o último trem para a costa
O dia em que a música morreu

https://www.youtube.com/watch?v=ngDJIjbAvz4
Múscia american pie

Fonte: Wikipedia, newspaper.com, National Day Calendar, Youtube, Twitter, Scribd

4.3 / 5. 1098303

Author

Você Gosta de Ler Histórias, Assistir Filmes, Séries e Ficar por Dentro dos Lançamentos do Gênero de Terror/Suspense? Aqui você Encontra Histórias Assustadoras, Dicas e Novidades de Filmes Livros, Games e Muito Mais.

Obras de Stephen King à Venda com Preços Convidativos Lugares Assustadores: A Prisão Estadual da Filadélfia Creepypastas Reais: As Irmãs Papin 5 Teorias Conspiratórias da Série Arquivo-X 13 Dicas Definitivas para Escrever suas Próprias Histórias de Terror O Fenômeno Literário mais Intrigante dos Últimos Anos 13 Livros de Terror Psicológico em Alta na Amazon