
Um Evento de Contato OVNI e um Programa de Investigação Podem Ter dado Origem ao Misterioso Projeto Livro Azul.
No dia 10 de setembro de 1951 em Fort Monmouth, New Jersey, o radar do exército americano aponta algo errado. Um ponto se movimenta na tela a velocidades extremas. A velocidade, estimada em mais de 1.400km/h, era assustadora. E a capacidade de deslocamento incompreensível.
Ainda mais no ano de 1951, quando o homem ainda planejava, timidiamente, uma exploração espacial. Aquele fenômeno, portanto, era de alta complexidade.
O objeto em formato de disco, na cor cinza fosco, chamou a atenção do alto comando das forças armadas americanas. Não demoraria a iniciar ali uma operação para compreender o que acontecia.
Relatório do Evento Ovni Enviado à Força Aérea
Um relatório detalhado do evento foi enviado à Força Aérea. A Base Aérea Wright-Patterson era onde ficava o Diretor de inteligência da Força Aérea, o Major/General Charles P. Cabell. Que ficou interessando em investigar seriamente o ocorrido.
Na mesma época dos ocorridos, havia uma iniciativa chamada Project Grudge. Que, aparentemente, buscava explicações que minimizassem os ocorridos. O que foi percebido por Charles Cabell.
Isso é absolutamente inaceitável. Vamos melhorar o programa.
Teria dito Charles Cabell ao se referir a alguns relatórios do projeto Grudge
Em Março de 1952 Nascia o Projeto Livro Azul!
A partir do evento Ovni de 10 de setembro de 1951 e do relatório que deixou o Major/General Charles Cabell totalmente insatisfeito, o Projeto Grundge foi melhorado e rebatizado.
Qual o Primeiro Caso Investigado pelo projeto Livro Azul?
Em julho de 1952, aproximadamente 10 OVNIS teriam sido avistados sobrevoando os Céus de Whashington DC. Oficiais militares, pilotos e testemunhas oculares foram ouvidas sobre o caso dos OVNIS que pairaram sobre o Capitólio naquele dia.
A notícia se espalhou através dos noticiários e, como rastro de pólvora, a história foi ganhando a casa das pessoas.
De olho na manutenção da ordem, o Governo Americano interveio nas investigações do Projeto Livro Azul. De maneira que a conclusão das investigações apontassem causas compreensíveis para o fenômeno. A exemplo do que acontecia no Projeto Grundge.
Quando se Encerrou o Projeto Livro Azul?
No dia 17 de dezembro de 1969 (coincidentemente o ano da chegada do homem à lua) o Projeto Livro Azul foi Encerrado. Seus arquivos contabilizavam mais de 12 mil casos OVNIS estudados. E mais de 700 casos considerados legítimos.
Apesar do aparente insucesso, o Projeto Livro Azul foi de extrema importância para o estudo OVNI nos Estados Unidos. Embora as conclusões reais terem sido tratadas de uma maneira que não causassem pânico. As investigações eram legítimas e os dados coletados também.
Muitos anos depois, o Projeto deu origem à série de TV. A série ia bem na audiência, mas por alguma razão, o Projeto Livro Azul teve sua 3a Temporada Cancelada.
Fonte: The History Channel Brasil