
O Número 666 é Mesmo o Número da Besta?
O número 666 está envolto em muito mistério desde os tempos bíblicos. A grande procura pelo significado do número 666 se confunde com a pergunta se é mesmo o número da besta.
Existem 3 aspectos importantes para entender a relação do número 666 como sendo o número da besta do apocalipse:
- Origem da Ideia do Número da Besta
- Significado do Número 666
- Como Calcular o Número da Besta
Qual a Origem do Número 666?
A citação original que pode vincular o número 666 como o verdadeiro número da besta vem do evangelho de João. Os escritos deste apóstolo se tornaram uma grande referência quando o assunto é revelação bíblica. Isso se deve ao fato que São João é o autor do livro do Apocalipse.
O Monstro da Terra – Apocalipse 13 (11-18)
11 Então vi outra besta que saía da terra, com dois chifres como cordeiro, mas que falava como dragão.
12 Exercia toda a autoridade da primeira besta, em nome dela, e fazia a terra e seus habitantes adorarem a primeira besta, cujo ferimento mortal havia sido curado
13 E realizava grandes sinais, chegando a fazer descer fogo do céu à terra, à vista dos homens.
14 Por causa dos sinais que lhe foi permitido realizar em nome da primeira besta, ela enganou os habitantes da terra. Ordenou-lhes que fizessem uma imagem em honra à besta que fora ferida pela espada e contudo revivera.
15 Foi-lhe dado poder para dar fôlego à imagem da primeira besta, de modo que ela podia falar e fazer que fossem mortos todos os que se recusassem a adorar a imagem.
16 Também obrigou todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, a receberem certa marca na mão direita ou na testa,
17 para que ninguém pudesse comprar nem vender, a não ser quem tivesse a marca, que é o nome da besta ou o número do seu nome.
18 Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Seu número é seiscentos e sessenta e seis.
O que Significa o Número 666?
Com base no livro do Apocalipse de São João apóstolo, o número 666 (seiscento e sessenta e seis) representa um homem. Este homem seria uma das bestas do apocalipse bíblico, previso como o fim dos tempos.
Nos versículos 11 e 12 do Capítulo 13, João Evangelhista descreve uma segunda besta saindo da terra e falando em nome da primeira, com toda a autoridade. Seria um indicativo de que o número 666 está ligado a uma besta, que falaria com autoridade e poder supremos.
No versículo 18, o apóstolo João fala que o número da besta podia ser calculado, era o número de um homem. 666 é o número da besta! Portanto, o significado do número 666 é a identificação de um homem, que seria a segunda besta do Apocalipse. Esse número pode ser calculado, identificando assim quem seria a besta do apocalipse.
Como Calcular o Número da Besta?
As principais teorias da conspiração dizem que o número da besta remete a um cálculo matemático. O que leva a crer que a numerologia dará pistas sobre o anticristo. Porém, a mensagem parece ser mais simples do que podemos imaginar.
Uma rápida busca pelos símbolos cristãos, especialmente os mais representativos na estrutura da Poderosa Igreja Católica Romana, traz uma assustadora conincidência. O sumo-pontífice, o PAPA, é a principal referência quando se fala sobre teorias da conspiração. Especialmente aquelas ligadas às profecias apocalípticas.
Muitas vezes o verdadeiro número da besta foi buscado pelo nome dos papas, seja os nomes reais ou os adotados após o conclave. Porém essa maneira nunca concluiu exatamente qual seria a revelação do significado número 666.
Onde Está o Verdadeiro Número da Besta?
Uma das teorias da conspiração mais difundidas é que o número da besta pode identificado com base numa determinação da Igreja Católica. Essa história tem início em 1870, quando o Concílio Vaticano 1°, convocado pelo Papa Pio IX, institui o princípio da infalibilidade dos papas.
Na prática, significava dizer que a palavra do Papa era soberanda sobre todas as questões ligadas à fé e religiosidade. O que se tornou algo extremamente poderoso e pode ser a revelação trazida pelo número 666.
Essa determinação de autoridade do Papa nos remete aos versículos 11 e 12, onde o Apóstolo João nos fala sobre uma segunda besta que fala com autoridade em nome da primeira. Se a primeira besta for a Igreja, a Segunda seria o Papa, que fala com autoridade inquestionável conferida a ele.
Além, disso, no versículo 15, João evangelhista fala sobre o poder da Besta de “fazer que fossem mortos todos os que se recusassem a adorar a imagem“, o que nos remete novamente ao Concílio Vaticano 1o, que determinou sanções aos católicos que não aceitassem os novos Dogmas.
Como identificar o número da besta 666?
Quase como uma charada, onde podemos identificar o número 666, é uma mistura de Latim com algarismos romanos. As principais teorias apontam para os títulos recebidos pelos Papas como a chave para a revelação do número da besta do apocalipse.
“Vicarivs Generalis Dei In Terris”, “Vicarivs Filii Dei” e “Dux Cleri” são 3 títulos que os Papas utilizam, que significam, na mesma ordem, “Vigário Geral de Deus na Terra”, “Vigário do Filho de Deus” e “Príncipe do Clero”. A soma dos algarismos romanos, presentes em cada um destes títulos, revela o número 666.
Cálculo do Número da Besta Baseado na Teoria dos Títulos dos Papas
O cálculo é feito considerando apenas os algarismos romanos. Por isso destacamos os algarismos no texto, para fazer a soma.
I | V | X | L | C | D | M |
1 | 5 | 10 | 50 | 100 | 500 | 1000 |
“Vicarivs Generalis Dei In Terris”
V + I + C + I + V + L + I + D + I + I + I |
5 + 1 + 100 + 1 + 5 + 50 + 1 + 500 + 1 + 1 + 1 = 666 |
“Vicarivs Filii Dei“
V + I + C + I + V + I + L + I + I + D + I |
5 + 1 + 100 + 1 + 5 + 1 + 50 + 1 + 1 + 500 + 1 = 666 |
“Dvx Cleri“
D + V + X + C + L + I |
500 + 5 + 10 + 100 + 50 + 1 = 666 |
A pergunta que fica é: E Se For Verdade?